TITULO: Ouro Preto do Oeste – Minha cidade
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 dias
OBJETIVO GERAL:
Conhecer toda a história da cidade em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade através da sua história;
Identificar as cidades que anteriormente eram distritos de Ouro Preto do Oeste;
Evidenciar alguns pontos turísticos;
Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;
Identificar a evolução da nossa cidade;
Comparar e identificar o desenvolvimento da cidade de década após década;
Conhecer as atividades socioeconômicas e culturais da nossa cidade.
JUSTIFICATIVA:
Aproveitando os festejos realizados na semana em que a cidade de Ouro Preto do Oeste completa mais um ano de emancipação se faz oportuno a realização deste projeto, para que os alunos compreendam os motivos que levam a comemoração nesse período, que por sua vez chama muita a atenção de toda a população local.
A fim de proporcionar uma valorização e resgate da história e respeito pela nossa cidade, a função principal é de mostrarmos aos nossos alunos que podemos e devemos amar nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas das vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui..
ESTRATÉGIAS:
Primeiro momento:
Fazer uma leitura compartilhada sobre a história da nossa cidade;
Escrever na lousa as respostas dadas pelos alunos sobre o que mais lhe chamam ou que gostam na nossa cidade.
Após pedir aos mesmos que produzem um texto utilizando as palavras destacadas na lousa;
Como tarefa de casa, pedir aos alunos que pesquisem na internet ou em jornais da cidade, alguma reportagem que fale sobre Ouro Preto do Oeste.
Segundo Momento:
Discutir as manchetes e após montar um mural na sala com essas reportagens.
Utilizando o data show, apresentar aos alunos toda a criação e história da nossa cidade, comparando e identificando o seu crescimento. Apresentar os pontos turísticos, as atividades socioeconômicas e culturais da cidade.
Apresentar aos alunos, os sites de noticias que circulam na cidade, as fotos com imagens de Ouro Preto do Oeste na época da colonização.
Após apresentação e discussão, propor aos alunos (em duplas) que criem uma poesia homenageando Ouro Preto do Oeste pelos 30 anos de emancipação.
Em seguida pedir que os mesmos façam a leitura das poesias para toda a classe;
Terceiro momento:
Dividir a classe em grupos de quatro alunos para montarem um mural contando resumidamente a história da nossa cidade e ao mesmo tempo parabenizando-a pelo seu aniversário.
Expor as atividades dos alunos no pátio da escola para apreciação de todos.
RECURSOS:
Lápis de cor;
Lápis;
Sulfite;
Data show ;
Papel manilha;
Canetão;
Cola;
Tesoura;
Canetinha;
Jornais
Computador;
Data show;
Internet
AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, observando os alunos em todo o processo e desenvolvimento das atividades como: participação, pesquisas, espírito de equipe, trabalhos individuais e em grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário