domingo, 24 de julho de 2011

ATIV. 3.4 - Plano de aula reelaborado e postado no portal do professor - WALKIRIA PIMENTEL

TITULO: Ouro Preto do Oeste – Minha cidade
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 dias

OBJETIVO GERAL:
 Conhecer toda a história da cidade em que vive.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade através da sua história;
 Identificar as cidades que anteriormente eram distritos de Ouro Preto do Oeste;
 Evidenciar alguns pontos turísticos;
Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;
 Identificar a evolução da nossa cidade;
 Comparar e identificar o desenvolvimento da cidade de década após década;
 Conhecer as atividades socioeconômicas e culturais da nossa cidade.

JUSTIFICATIVA:
Aproveitando os festejos realizados na semana em que a cidade de Ouro Preto do Oeste completa mais um ano de emancipação se faz oportuno a realização deste projeto, para que os alunos compreendam os motivos que levam a comemoração nesse período, que por sua vez chama muita a atenção de toda a população local.
A fim de proporcionar uma valorização e resgate da história e respeito pela nossa cidade, a função principal é de mostrarmos aos nossos alunos que podemos e devemos amar nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas das vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui..

ESTRATÉGIAS:
Primeiro momento:
 Fazer uma leitura compartilhada sobre a história da nossa cidade;
 Escrever na lousa as respostas dadas pelos alunos sobre o que mais lhe chamam ou que gostam na nossa cidade.
 Após pedir aos mesmos que produzem um texto utilizando as palavras destacadas na lousa;
 Como tarefa de casa, pedir aos alunos que pesquisem na internet ou em jornais da cidade, alguma reportagem que fale sobre Ouro Preto do Oeste.

Segundo Momento:
 Discutir as manchetes e após montar um mural na sala com essas reportagens.
 Utilizando o data show, apresentar aos alunos toda a criação e história da nossa cidade, comparando e identificando o seu crescimento. Apresentar os pontos turísticos, as atividades socioeconômicas e culturais da cidade.
 Apresentar aos alunos, os sites de noticias que circulam na cidade, as fotos com imagens de Ouro Preto do Oeste na época da colonização.
 Após apresentação e discussão, propor aos alunos (em duplas) que criem uma poesia homenageando Ouro Preto do Oeste pelos 30 anos de emancipação.
 Em seguida pedir que os mesmos façam a leitura das poesias para toda a classe;

Terceiro momento:
 Dividir a classe em grupos de quatro alunos para montarem um mural contando resumidamente a história da nossa cidade e ao mesmo tempo parabenizando-a pelo seu aniversário.
 Expor as atividades dos alunos no pátio da escola para apreciação de todos.

RECURSOS:
Lápis de cor;
Lápis;
Sulfite;
Data show ;
Papel manilha;
Canetão;
Cola;
Tesoura;
Canetinha;
Jornais
Computador;
Data show;
Internet

AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, observando os alunos em todo o processo e desenvolvimento das atividades como: participação, pesquisas, espírito de equipe, trabalhos individuais e em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário