Atividade 2.6 - Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: O Barroco Mineiro
Público-alvo: 8º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas
Competências desenvolvidas : manuseio do computador, navegação na internet através do hipertexto, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
• Saber sobre a época do ouro no Brasil;
Conteúdos: O Barroco Mineiro
Público-alvo: 8º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas
Competências desenvolvidas : manuseio do computador, navegação na internet através do hipertexto, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
• Saber sobre a época do ouro no Brasil;
• Conhecer a vida e obra de Antonio Francisco Lisboa ( o Aleijadinho)
• Fazer um levantamento das suas obras
• Refletir sobra a importância das suas obras para o resgate da História do Brasil
• Compreender a necessidade de preservar as suas obras
• Elaborar um texto coletivo;
• Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
• Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o Aleijadinho e o Barroco Mineiro. Ouvir suas opiniões a respeito do assunto e definir coletivamente sobra a época do ouro no Brasil bem como a riqueza das obras de Aleijadinho. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas idéias.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet. Digitar o texto produzido e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
• Computador
• Datashow
• Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
• Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o Aleijadinho e o Barroco Mineiro. Ouvir suas opiniões a respeito do assunto e definir coletivamente sobra a época do ouro no Brasil bem como a riqueza das obras de Aleijadinho. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas idéias.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet. Digitar o texto produzido e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
• Computador
• Datashow
• Internet
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva e a apresentação oral do texto produzido.
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva e a apresentação oral do texto produzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário