TEMA: Criando um Hipertexto (trabalho infantil)
TURMA: 5º Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas
Objetivos:
- Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil.
- Identificar os motivos que levam à exploração de crianças.
- Compreender o papel do Estado frente à exploração do trabalho infantil.
- Pesquisar sobre os direitos da criança e relacionar ao trabalho infantil;
- Produzir textos coletivamente;
- Transformar textos em hipertextos.
Estratégias:
- Para dar início à atividade, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles compreendem por trabalho infantil;
- Promover um debate permitindo que todos exponham suas idéias.
- Listar no quadro os motivos que levam à exploração infantil citados pelos alunos, e intervir de forma a acrescentar nesta lista outros motivos não comentados por eles. Na seqüência, esta lista deverá ser registrada no caderno.
- Complementar a discussão diferenciando para os alunos trabalho infantil de atividade infantil.
- Na seqüência fazer leitura interpretativa do texto “Crianças de 5 anos trabalham em lavouras no sul do Brasil”, retirado do site http://trabalhoinfantilm.blogspot.com/, analisando a exploração do trabalho infantil ali apresentado e suas conseqüências.
- No datashow assistir com os alunos os vídeos:
A infância roubada
Exploração do trabalho infantil UNICEF
- Num segundo momento solicitar aos alunos que façam um desenho que expresse o que sentem e pensam em relação ao que foi discutido e assistido, utilizando folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache de diversas cores.
- Ao término dos desenhos, os alunos deverão socializar com toda a turma suas produções e na seqüência organizarão um painel com todos os desenhos com o título: “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”
- No laboratório de informática os alunos deverão pesquisar o Google web, algumas ações do Estado frente à exploração do trabalho infantil e os seus direitos;
- Após a realização de pesquisa os alunos farão um breve comentário para seus colegas do que pesquisaram e o que mais lhe chamou a atenção.
- Após, em grupos de quatro alunos montarem um texto sobre o que aprenderam do “Trabalho Infantil”, e através do datashow e da internet, o professor explicará para a turma sobre o que é hipertexto e utilizando os textos produzidos pelos alunos o professor fará um sorteio para a escolha de um texto, transformando-o num hipertexto.
Avaliação:
O trabalho será continuo observando o trabalho individual e coletivo, sua participação no grupo e no desenvolvimento de todo o trabalho. Serão avaliados também suas produções e a oratória sobre o que aprendeu no decorrer das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário