ATIVIDADE 3.3:
1. Nome do cursista: Fátima Barros Pereira.
2. Identificação do local de execução do projeto e do pessoal envolvido:
Escola Municipal Benjamim Constant
Turma: 4º
Nº de alunos: 27 alunos
Nº de Professores: 01
Data da Execução: 2º bimestre/2010
Áreas de Conhecimento: Matemática, Comunicação e Expressão e Artes
3. Título do projeto: Brincando com a tabuada
4. Características do Projeto: Interdisciplinar, promovendo a integração e o diálogo entre as áreas de matemática, comunicação e expressão e artes com os conteúdos de leitura, interpretação e produção de textos, operações e situações problemas envolvendo a multiplicação.
5. Descrição geral: A execução do projeto foi motivada pela necessidade de incentivar os alunos a gostar de estudar e memorizar a tabuada.
O projeto teve como objetivo geral: Trabalhar a multiplicação com as crianças articulando-a aos objetos e situações que fazem parte do seu cotidiano, desenvolvendo o pensamento lógico que lhes permita compreender, descrever e representar de forma organizada situações de multiplicação aplicando a investigação matemática incentivando a memorização e a compreensão da tabuada de forma prazerosa.
A metodologia para execução do projeto foi guiada por uma prática contextualizada, onde as diversas atividades que o integram foram efetivadas através de: Aulas expositivas e dialogadas; Manuseio e construção de materiais alternativos; Leitura e execução de situações problemas; Sessão de vídeo; Dramatização de cantigas; Práticas com brinquedos e brincadeiras; Jogos; Desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem e Registros reflexivos sobre cada atividade.
As aulas expositivas e dialogadas aconteceram através da mediação da professora com os alunos nos mais variados momentos da aula, tanto em momentos formais (planejados pela professora) quanto em momentos informais (não previstos).
As atividades foram desenvolvidas no espaço da sala de aula bem como no laboratório de informática.
Através das atividades os alunos puderam: Distinguir e identificar os termos de uma operação; Construir jogos com materiais alternativos (palitos, tampinhas, etc); Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; Resolver situações problemas do cotidiano; Organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; Reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; Construir hipóteses sobre a escrita de números; Desenvolver e estimular a oralidade e a escrita de números; Interpretar, organizar idéias e dramatizar situações problemas; Perceber a lógica de um problema para resolvê-lo; Encontrar estratégias que facilite a aprendizagem da tabuada; Exercitar a memorização através de jogos matemáticos; Construir jogos que facilite a aprendizagem da tabuada: Desenvolver atividades lúdicas: etc.
6. Tecnologias utilizadas: Aparelho de som, câmera digital,CDs de cantigas, computador, impressora, internet, slides, etc
7. Referências:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13240
http://rangelnovellino.blogspot.com/2009/09/atividades-para-trabalhar-tabuada.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/80-sugestoes-de-atividades-para.html
http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/tabuada-do-3.html
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-matematico-dedo-no-gatilho.htm
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.multiplication.com/flashgames/punypetshop.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/tabuada_de_mutiplicacao_do_1.html
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos%20x9.pdf
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/memorizar.html
http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l2.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário