sábado, 30 de julho de 2011

Ativ-3-4_mlourdes_nairgoliveira_lucimar_silvanir

SÍNTESE - MEIO AMBIENTE
•Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
• Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
• Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

• Estimular a leitura e a escrita;

• Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

• Desenvolver a oralidade, a socialização;

• Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ativ. 3-3_nairgoliveira_mlourdes_lucimar_silvanir
PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DO CURRÍCULO
2 - MODALIDADE DE ENSINO:
 Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
2.1 - Público Alvo:
• 1º ao 5º do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Objetivo Geral

Estimular as respeito ecológico e a importância do cuidado com o Meio Ambiente reconhecendo que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade, proporcionando o conhecimento e a conscientização acerca da cidadania e dos temas que o envolvem incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.
Objetivos Específicos

• Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
• Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
• Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

• Estimular a leitura e a escrita;

• Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

• Desenvolver a oralidade, a socialização;

• Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
Justificativa
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.

Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos com consciência e comportamento ambiental.
Diante disso e por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento propõe-se a implantação do projeto: O Comportamento Ambiental no Cotidiano Escolar.

Desenvolvimento
As atividades serão desenvolvidas com pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, organização de discussões, palestras, observações, fiscalizações e atividades sobre a coleta seletiva do lixo, bem como, sua importância para a saúde e a preservação do meio ambiente.

Outro ponto de fundamental importância no projeto é a conscientização dos lixos recicláveis, orgânicos e não orgânico e evitando o desperdício.
Através de textos e filmagens estaremos abordando sobre a reciclagem de diversos materiais como plástico, metal, vidro e papel.
Cada turma estará desenvolvendo atividades de conscientização dos cuidados com o meio ambiente, reciclagem e acúmulo de lixo no ambiente. Essas atividades serão apresentadas nas salas e na comunidade, através de exposições, debates, mostras de pesquisas, informativos, visitas durante a semana do meio ambiente.
Visando uma maior conscientização para cuidar do meio ambiente, estaremos distribuindo pelos setores do bairro, cartazes e faixas conscientizando da importância em cuidarmos e respeitarmos o ambiente em que vivemos, para que no futuro tenhamos u planeta saudável para viermos. Nestas divulgações daremos dicas de como viver em harmonia com o planeta, evitando a poluição das ruas, água e solo.
Destacando o envolvimento da comunidade no projeto serão realizadas pesquisas com a população no bairro onde a escola está inserida a respeito da preservação do meio ambiente, coleta seletiva do lixo, como reaproveitar objetos, cascas e restos de alimentos. Através desta pesquisa poderemos perceber as medidas tomadas pela comunidade para contribuir com um planeta mais limpo.
Do 1º ao ano do Ensino Fundamental
1º ano Ensino Fundamental: atividades relacionadas ao projeto, envolvendo: pinturas, desenhos, cruzadinhas, caça-palavras, textos, informativos, coleta seletiva, etc.
2º ano Ensino Fundamental: mostrar aos alunos das outras séries que quando dispersamos papel e lápis, estamos destruindo árvores e sujando o meio ambiente. Atividades com produção e interpretação de vídeos, através de desenhos e textos, confecção de mural com cartazes na comunidade escolar.
3º e 4º ano Ensino Fundamental: entrega de informativos, interpretação de documentários, questionários feitos com os pais, gráficos, levantamento de dados sobre a situação do lixo na rua.
5º ano Ensino Fundamental: elaborar questionários de entrevistas para serem feitas nas casas do bairro e nos estabelecimentos comerciais, bem como outros grupos sociais (igrejas, praças, etc) confecção de informativos com receitas de reaproveitamento, jornal d projeto.
• Decoração natalina com materiais reaproveitáveis;
• Construir um viveiro (ao longo da realização do projeto);
• Plantar árvores na lateral da escola;
• Confeccionar camisetas com o tema do projeto;
• Produzir sacolas ecologicamente correta: “consumidor consciente”;
• Implantar um jornal de alerta sobre os prejuízos da não preservação ambiental
• Bio arte onde serão fabricados bio jóias e outros objetos ecologicamente corretos
CRONOGRAMA
Início do projeto: junho de 2011.
Término do projeto: contínuo...
SUGESTÕES
1. Teatro: alunos explicando o projeto –
2. Teatro: Recicle para o mundo não ficar um ‘lixo’.
3. Lixo: separação é a solução.
4. Reaproveitar é legal!
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado através da participação, atividades realizadas, desempenhos individuais e em grupo e pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.

EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS
Livros
Jornais
Computadores
Internet
Projetor multimídia (Data show)
Vídeos
Aparelhos de som
Rádio cidade
Televisor
Microfone
Papéis
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HOEWELL, Indiam Maria. Viva o ambiente com Arte na era da reciclagem.
WWW.portaldoprofessor.com.br
WWW.wikipedia.org/educacaoambiental
WWW.webguide.com.br
WWW.apoema.com.br
HTTP//eco.ib.usp.brlepac/conservação/ensino/lixo_reciclagem.htm
Ativ-3-4_mlourdes_nairgoliveira_lucimar_silvanir
Ao desenvolver projeto em sala de aula, há a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. A utilização a das tecnologias e mídias potencializa a construção de conhecimento e comunicação, o uso dos mesmos no desenvolvimento de projetos favorece efetivamente uma nova visão de educação. Segundo Prado (2005), no momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparação, reflexos e de novas relações que fazem emergir das certezas novas dúvidas e dúvidas de alguma certezas. Dessa maneira, o trabalho por meio de projetos potencializa a integração de diferentes áreas, de conhecimento, ou seja, a multi e interdisciplinaridade, fazendo uso de vários recursos, tais como livros, tv, rádio computador, filmadora. Portanto no trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação

Conceito de currículo e a sua integração às tecnologias - Profº Dantas

Ativ 3.5
O currículo escolar é uma proposta escolar que tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. O currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico. O uso das tecnologias tornou-se necessário, abrindo fronteiras sobre alguns conceitos que fazem parte do currículo escolar podendo estimular novas buscas e melhorar a compreensão dos conteudos propostos. O avanço das novas tecnologias provoca uma mudança radical na postura da escola, cabe ao professor buscar condições de acompanhar esse avanço e romper o currículo formal.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ativ-3-5_ nairgoliveira_mlourdes_lucimar_silvanir
Conceito de currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.

O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Neste aspecto penso que possa incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto. O responsável por esse elo é o professor. Ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender, interagir com o meio em que vive. As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construção de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial.

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.-O HIPERTEXTO - Profº Dantas

Atividade 2.8 –
Ter a oportunidade de lavar os alunos para pesquisarem na internet um personagem da nossa história como o Aleijadinho foi muito gratificante. Nessa pesquisa eles visitaram vários sites que complementaram o seu trabalho e com isso os objetivos foram amplamente alcançados. Os alunos demonstraram muito interesse pelo tema e fazendo questionamentos que puderam ser respondidos nas discussões que ocorreram em sala de aula. Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do 1ºano do ensino Médio na disciplina de história. Este grupo de alunos descobriu a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos com a utilização dos recursos tecnológicos, expliquei que ao navegarmos pela internet leríamos todo material disponível através dos links bem como imagens referentes a época do ouro no Brasil, o Barroco Mineiro, o Aleijadinho, etc,. Em seguida voltamos para sala de aula para ilustrarmos o que haviam visto e as discussões do assunto abordado sobre o tema e a construção de texto referente ao assunto indicado onde em um outro momento voltamos ao computador para construirmos um hipertexto.

Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet - Profº Dantas

Atividade 2.6 - Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: O Barroco Mineiro
Público-alvo: 1º ano escolar do Ensino Médio
Duração: 2 aulas
Competências desenvolvidas : manuseio do computador, navegação na internet através do hipertexto, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
• Saber sobre a época do ouro no Brasil;
• Conhecer a vida e obra de Antonio Francisco Lisboa ( o Aleijadinho)
• Fazer um levantamento das suas obras
• Refletir sobra a importância das suas obras para o resgate da História do Brasil
• Compreender a necessidade de preservar as suas obras
• Elaborar um texto coletivo;
• Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
• Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o Aleijadinho e o Barroco Mineiro. Ouvir suas opiniões a respeito do assunto e definir coletivamente sobra a época do ouro no Brasil bem como a riqueza das obras de Aleijadinho. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas idéias.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet. Digitar o texto produzido e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
• Computador
• Datashow
• Internet
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva e a apresentação oral do texto produzido.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Criando um portifolio em hipertexto

Ativ-2.5_mlourdes_nairgoliveira_lucimar marchiori

O Trabalho proposto pelo curso foi executado com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os recursos da webquest facilita muito o nosso trabalho, além de levar o alunado ao interesse pela pesquisa permite o acesso a quantidades inimagináveis de recursos. A Internet traz,na maior parte das vezes, grandes problemas em termos de seleção da informação,independentemente do tipo de utilizadores. Na Escola, para fins educativos, uma das estratégias mais interessantes para ajudar os alunos a
tirarem partido da riqueza de informação disponível são as WebQuests. Muito embora sejam uma proposta de trabalho originalmente pensada para orientar os alunos na pesquisa, são bastantes os desafios que a sua concepção e desenvolvimento coloca também aos professores. Clika e veja uma das atividades aplicadas pela webquest .

terça-feira, 26 de julho de 2011

Atividade 3.3 professora zandonaide

A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas do educando que entra no mundo das letras. Para ele, o conjunto de letras que compõe seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que o representa, diz algo sobre sua identidade, sua filiação, sua história. A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização do educando, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita. O conhecimento do nome próprio tem duas consequências importantes para os educandos que estão em processo de alfabetização: uma escrita livre do contexto; uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras. A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina para o educando, a ambiguidade na interpretação; tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses. O trabalho oportunizará aos alunos além da conquista da escrita do próprio nome, a compreensão da escrita do próprio nome; momentos de reflexão sobre a escrita a partir de uma referência estável, o próprio nome; e compreensão da importância do nome próprio, suas letras, sua quantidade, variedade, posição e ordem.
Duração das atividades
O trabalho poderá ser desenvolvido aproximadamente durante um bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Roda de conversa para saber o que os alunos acham de seus nomes, se conhecem seu significado, sua história e de que outros nomes gostam; Solicitar que pesquisem com seus familiares a história de seu nome.
Estratégias e recursos da aula
Crachá: Confecção e exploração de um crachá de mesa para uso diário, confeccionado em um retângulo de cartolina, de um lado o nome com letra de forma, do outro lado, o nome com letra cursiva. Trabalho com a poesia: “O nome da gente”, de Pedro Bandeira: Trabalhar com o título da poesia; Verificar, com os alunos o sentido do título, fazer antecipações da leitura; Ler o texto disponível no link: Clique aqui
com os alunos. Fazer questionamentos orais sobre o mesmo.
Recursos Complementares
Link da aula:
Avaliação
A avaliação será continua, observando os avanços dos alunos individualmente.

Referência Bibliográfica:

RUSSO. Maria de Fátima, VIAN. Maria Inês Aguiar, Alfabetização um processo em construção. Editora Saraiva.
SOLÉ. Isabel de, Estratégias de leitura. Editora Artes Médicas.
TEBEROSKY. Ana, Psicopedagogia da linguagem escrita. Editora Trajetória Cultural/Unicamp.

Ativ. 1.6- web quest projeto de aprendizagem- Maria de Lourdes, Nair de Godoy e Lucimar Marchiori

O tabalho desenvolvido com a ferramenta webquest recurso dinâmico para ser usado em sala de aula que incentiva o aluno a ser responsável pela sua própria aprendizagem e pela aprendizagem dos outros e alcançar vantagens das experiências de aprendizagens do outros elementos do grupo, uma vez que as propostas e soluções dos alunos nos grupos são constantemente discutidas e partilhadas no interior do grupo.






webquest

Ativ.1.6-Webquest sobre projetos de aprendizagem-Welma Souza Santos

A Webquest é uma ferramenta muito prática para desenvolver atividades com os alunos, pois facilita o trabalho do professor, bem como ajuda na interação do aluno com as novas tecnologias. Faz-se necessário que o professor planeje suas atividades de modo prático para que viabilize uma aprendizagem lúdica e prazerosa para os alunos. Estes através da internet e orientados pelo professor aprende novas técnicas e maneiras de interagir com o mundo  virtual. Enfim é  uma novo recurso que auxiliará o professor em suas práticas pedagógicas.
Visite a Webquest

ATIVIDADE 3.4 PROF ELIANY

 
 JOGOS FOLCLORICOS  CANTIGAS DE RODA
Na sociedade contemporânea as crianças  tem desconhecido o sentido do brincar, esse projeto  possibilida o rever, e aprender brincadeiras conhecidas  e que muitas vezes foram abolidas do curriculo  do professor.
 
 OBJETIVO
 
Conhecer jogos e brincadeiras populares e antigas características da cultura corporal do corpo discente em questão.
Fomentar a prática lúdica em momentos de lazer.
Entrevistar pais e avós.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Cada vez mais as crianças têm se ocupado com momentos de lazer que não sejam atividades corporais. O ócio nesta idade, além de uso indiscriminado de jogos eletrônicos e afazeres etc, ganham espaço e tiram o tempo livre de brincadeiras e movimentos básicos para o corpo.
Assim, a Educação Física nos anos inicias deve se preocupar em fomentar, explorar e apresentar jogos e brincadeiras lúdicas que sensibilizem a criança para o exercício físico, alimentando a cultura popular de jogos.
Atividade 1:
Os alunos serão estimulados através de uma roda de conversa a dizer quais jogos/brincadeiras eles conhecem atualmente e que eles usualmente praticam. Nessa roda, será votado duas a três brincadeiras para serem praticadas naquela aula.
Atividade 2:
Após a aplicação dos jogos/brincadeiras, os alunos retornam à roda de conversa para dizer o que acharam. De acordo com os comentários, serão propostos reflexões sobre o ocorrido como, por exemplo, mudança nas regras, diminuição ou aumento do espaço físico para a prática, mudança de materiais etc.
Atividade 3:
Nesta mesma roda de conversa (sobre esta roda, sugiro que esta seja no mesmo espaço que foram feitas as atividades), será questionado pelo professor se seus pais e avós praticavam as mesmas atividades.
Atividade 4:
Após isso, no final da aula, os alunos receberiam uma ficha com um breve texto contendo informações que os estimulassem a perguntar em casa as três atividades que seus pais e/ou avós mais gostavam de fazer quando tinham a idade deles. Os alunos, então, escreveriam nesta ficha e trarão na próxima aula.

Atividade 4:
As atividades (principalmente as desconhecidas pela turma) posteriormente seriam praticadas em aula.
Recursos Complementares
Músicas em CD com cantigas de roda e brinquedos cantados. Por exemplo:
1)
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ
http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw
 
2)
Atirei o pau no gato-to
Mas o gato-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca
Admirou-se-se
Do berro
Do berro que o gato deu:
Miau!
http://www.youtube.com/watch?v=0hhz7KSEIAE

3)
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha
http://www.youtube.com/watch?v=DqWG-gb0Dwo
  
Material como jogos antigos de tabuleiros, peões, jogos de dama, etc.
Avaliação
Devem ser organizadas as ideias trazidas pelos alunos , tais como:
- Qual jogos foram selecionados?
- Qual desses jogos são antigos e que a turma não conhece?
- Quais usam materiais diferentes?
- Quais podem ser jogados na rua, em casa ou na escola?
- É possível achar ou comprar algum desses jogos?

ATIVIDADE 3.3 PROFª ELIANY

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer jogos e brincadeiras populares e antigas características da cultura corporal do corpo discente em questão.
Fomentar a prática lúdica em momentos de lazer.
Entrevistar pais e avós.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Cada vez mais as crianças têm se ocupado com momentos de lazer que não sejam atividades corporais. O ócio nesta idade, além de uso indiscriminado de jogos eletrônicos e afazeres etc, ganham espaço e tiram o tempo livre de brincadeiras e movimentos básicos para o corpo.
Assim, a Educação Física nos anos inicias deve se preocupar em fomentar, explorar e apresentar jogos e brincadeiras lúdicas que sensibilizem a criança para o exercício físico, alimentando a cultura popular de jogos.
Atividade 1:
Os alunos serão estimulados através de uma roda de conversa a dizer quais jogos/brincadeiras eles conhecem atualmente e que eles usualmente praticam. Nessa roda, será votado duas a três brincadeiras para serem praticadas naquela aula.
Atividade 2:
Após a aplicação dos jogos/brincadeiras, os alunos retornam à roda de conversa para dizer o que acharam. De acordo com os comentários, serão propostos reflexões sobre o ocorrido como, por exemplo, mudança nas regras, diminuição ou aumento do espaço físico para a prática, mudança de materiais etc.
Atividade 3:
Nesta mesma roda de conversa (sobre esta roda, sugiro que esta seja no mesmo espaço que foram feitas as atividades), será questionado pelo professor se seus pais e avós praticavam as mesmas atividades.
Atividade 4:
Após isso, no final da aula, os alunos receberiam uma ficha com um breve texto contendo informações que os estimulassem a perguntar em casa as três atividades que seus pais e/ou avós mais gostavam de fazer quando tinham a idade deles. Os alunos, então, escreveriam nesta ficha e trarão na próxima aula.

Atividade 4:
As atividades (principalmente as desconhecidas pela turma) posteriormente seriam praticadas em aula.
Recursos Complementares
Músicas em CD com cantigas de roda e brinquedos cantados. Por exemplo:
1)
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ
http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw
 
2)
Atirei o pau no gato-to
Mas o gato-to
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca
Admirou-se-se
Do berro
Do berro que o gato deu:
Miau!
http://www.youtube.com/watch?v=0hhz7KSEIAE

3)
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha
http://www.youtube.com/watch?v=DqWG-gb0Dwo
  
Material como jogos antigos de tabuleiros, peões, jogos de dama, etc.
Avaliação
Devem ser organizadas as ideias trazidas pelos alunos , tais como:
- Qual jogos foram selecionados?
- Qual desses jogos são antigos e que a turma não conhece?
- Quais usam materiais diferentes?
- Quais podem ser jogados na rua, em casa ou na escola?
- É possível achar ou comprar algum desses jogos?

ATIVIDADE 3.2 PROFESSORA ZANDONAIDE

Objetivos - Favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita.
- Refletir com os pares e avançar nas hipóteses de escrita.

Conteúdo
Escrita e desenho.

1º  ano.

Tempo estimado Todas as aulas (primeiro tempo).

Material necessário Livros variados de contos, fábulas e outros em data show, lápis e papel, cartolina, tinta, papel e canetinha.

Desenvolvimento 

1ª etapa ouvir a leitura.

2ª etapa Dialogar sobre o texto.


3ª etapa Desenho livre sobre a leitura e escrita de dialogo.


4ª etapa Expor as atividades no varal.



Avaliação Observar as crianças avançarem em suas hipóteses da construção dos desenhos e escrita, buscando construir suas próprias ilustrações e escrita, sobre a leitura vivenciada.

ATIVIDADE 3.2 PROFª ELIANY

 FUNDAMENTOS DO FUTSAL
OBJETIVO: aprender todos os fundamentos desta modalidade
MATERIAIS:  computadores; data show ;quadra; bola; coletes; sinalizadores e apito
DURAÇÃO:  2 aulas
FAIXA ETÁRIA: 7 à 10 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO:
Aquecimento: duração de 5 minutos. com alongamentos dos membros inferiores e superiores. ativação da musculatura e aumento da temperatura corporal através de corridas leve e moderada
Parte prática: dividir o grupo em duplas. cada dupla com uma bola.
1ª parte-  pesquisar  ma web   www.futsalbrasil.com.br/ sobre a história do futsal bem como  fundamentos,




2ª parte-  assistir videos no data show sobre este esporte


3ª parte- um aluno fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura do peito do companheiro que domina e devolve com a parte interne do pé sem deixar a bola cair no chão, alternadamente. Depois,as ordens se invertem.


4ª parte- um atleta fica com a bola nas mãos que joga a mesma na altura da cabeça que devolve nas mãos do companheiro.Depois,as ordens se invertem.
OBS- cada atleta repete 10 vezes o exercício, consecutivamente.
Duração de 40 minutos.
Volta à calma: duração de 5 minutos. deitados e respirando normalmente.

Registro Digital da Experiência -Hipertexto "Como fazer uma história em quadrinhos" Lourdes, Nair e Lucimar

Ativ. 2.8

Levar os alunos para pesquisarem na internet foi interessante pois permitiu uma forma de aprendizagem diferente onde os alunos tiveram a oportunidade de trocar informações entre si.
Nessa pesquisa os alunos puderam conhecer outros sites recomendado pela professora o que facilitou e enriqueceu as pesquisas.
O objetivo proposto da aula foi alcançado, cujo tema "Como fazer histórias em quadrinhos para alunos do quinto ano.

Criando um Hipertexto- Lourdes, Nair e Lucimar

Ativ 2.6
TEMA: Criando um Hipertexto (trabalho infantil)

    TURMA: 5º Ano do Ensino Fundamental

DURAÇÃO: 2 aulas

Objetivos:
  • Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil.
  • Identificar os motivos que levam à exploração de crianças.
  • Compreender o papel do Estado frente à exploração do trabalho infantil.
  • Pesquisar sobre os direitos da criança e relacionar ao trabalho infantil;
  • Produzir textos coletivamente;
  • Transformar textos em hipertextos.
Estratégias:
  • Para dar início à atividade, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles compreendem por trabalho infantil;
  • Promover um debate permitindo que todos exponham suas idéias.
  • Listar no quadro os motivos que levam à exploração infantil citados pelos alunos, e intervir de forma a acrescentar nesta lista outros motivos não comentados por eles. Na seqüência, esta lista deverá ser registrada no caderno.
  • Complementar a discussão diferenciando para os alunos trabalho infantil de atividade infantil.
  • Na seqüência fazer leitura interpretativa do texto “Crianças de 5 anos trabalham em lavouras no sul do Brasil”, retirado do site http://trabalhoinfantilm.blogspot.com/, analisando a exploração do trabalho infantil ali apresentado e suas conseqüências.
  • No datashow  assistir com os alunos os vídeos:
A infância roubada
Exploração do trabalho infantil UNICEF
  • Num segundo momento solicitar aos alunos que façam um desenho que expresse o que sentem e pensam em relação ao que foi discutido e assistido, utilizando folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache de diversas cores.
  • Ao término dos desenhos, os alunos deverão socializar com toda a turma suas produções e na seqüência organizarão um painel com todos os desenhos com o título: “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”
  • No laboratório de informática os alunos deverão pesquisar o Google web, algumas ações do Estado frente à exploração do trabalho infantil e os seus direitos;
  • Após a realização de pesquisa os alunos farão um breve comentário para seus colegas do que pesquisaram e o que mais lhe chamou a atenção.
  • Após, em grupos de quatro alunos montarem um texto sobre o que aprenderam do “Trabalho Infantil”, e através do datashow e da internet, o professor explicará para a turma sobre o que é hipertexto e utilizando os textos produzidos pelos alunos o professor fará um sorteio para a escolha de um texto, transformando-o num hipertexto.
Avaliação:
O trabalho será continuo observando o trabalho individual e coletivo, sua participação no grupo e no desenvolvimento de todo o trabalho. Serão avaliados também suas produções e a oratória sobre o que aprendeu no decorrer das atividades.

curriculo e o processo de integração de tecnologias ao curriculo PROFª ELIANY TELES

Sabe-se que currículo esta presente na escola e necessáriamente faz parte dentro e fora do ambiente escolar, desenvolver a praticidade e através das tecnologias para que o educando venha aprender e desenvolver conhecimentos adquiridos atraves do plano de aula que ja faz parte do cotidiano do professor juntamente com as experiencias ja adquiridas do aluno.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA - Profª Fátima Barros

ATIVIDADE 3.3:
1. Nome do cursista: Fátima Barros Pereira.

2. Identificação do local de execução do projeto e do pessoal envolvido:
Escola Municipal Benjamim Constant
Turma: 4º
Nº de alunos: 27 alunos
Nº de Professores: 01
Data da Execução: 2º bimestre/2010
Áreas de Conhecimento: Matemática, Comunicação e Expressão e Artes

3. Título do projeto: Brincando com a tabuada

4. Características do Projeto: Interdisciplinar, promovendo a integração e o diálogo entre as áreas de matemática, comunicação e expressão e artes com os conteúdos de leitura, interpretação e produção de textos, operações e situações problemas envolvendo a multiplicação.

5. Descrição geral: A execução do projeto foi motivada pela necessidade de incentivar os alunos a gostar de estudar e memorizar a tabuada.
O projeto teve como objetivo geral: Trabalhar a multiplicação com as crianças articulando-a aos objetos e situações que fazem parte do seu cotidiano, desenvolvendo o pensamento lógico que lhes permita compreender, descrever e representar de forma organizada situações de multiplicação aplicando a investigação matemática incentivando a memorização e a compreensão da tabuada de forma prazerosa.
A metodologia para execução do projeto foi guiada por uma prática contextualizada, onde as diversas atividades que o integram foram efetivadas através de: Aulas expositivas e dialogadas; Manuseio e construção de materiais alternativos; Leitura e execução de situações problemas; Sessão de vídeo; Dramatização de cantigas; Práticas com brinquedos e brincadeiras; Jogos; Desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem e Registros reflexivos sobre cada atividade.
As aulas expositivas e dialogadas aconteceram através da mediação da professora com os alunos nos mais variados momentos da aula, tanto em momentos formais (planejados pela professora) quanto em momentos informais (não previstos).
As atividades foram desenvolvidas no espaço da sala de aula bem como no laboratório de informática.
Através das atividades os alunos puderam: Distinguir e identificar os termos de uma operação; Construir jogos com materiais alternativos (palitos, tampinhas, etc); Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; Resolver situações problemas do cotidiano; Organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; Reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; Construir hipóteses sobre a escrita de números; Desenvolver e estimular a oralidade e a escrita de números; Interpretar, organizar idéias e dramatizar situações problemas; Perceber a lógica de um problema para resolvê-lo; Encontrar estratégias que facilite a aprendizagem da tabuada; Exercitar a memorização através de jogos matemáticos; Construir jogos que facilite a aprendizagem da tabuada: Desenvolver atividades lúdicas: etc.

6. Tecnologias utilizadas: Aparelho de som, câmera digital,CDs de cantigas, computador, impressora, internet, slides, etc

7. Referências:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13240
http://rangelnovellino.blogspot.com/2009/09/atividades-para-trabalhar-tabuada.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/80-sugestoes-de-atividades-para.html
http://www.colegioweb.com.br/matematica-infantil/tabuada-do-3.html
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-matematico-dedo-no-gatilho.htm
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.multiplication.com/flashgames/punypetshop.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/tabuada_de_mutiplicacao_do_1.html
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos%20x9.pdf
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/memorizar.html
http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l2.htm

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.-O HIPERTEXTO - Profª Erlânia Muniz

Atividade 2.8

Ter a oportunidade de lavar os alunos para pesquisarem na internet um personagem da nossa história como o Aleijadinho foi muito gratificante. Nessa pesquisa eles visitaram vários sites que complementaram o seu trabalho e com isso os objetivos foram amplamente alcançados. Os alunos demonstraram muito interesse pelo tema e fazendo questionamentos que puderam ser respondidos nas discussões que ocorreram em sala de aula. Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano do ensino fundamental na disciplina de história. Este grupo de alunos descobriu a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos com a utilização dos recursos tecnológicos, expliquei que ao navegarmos pela internet leríamos todo material disponível através dos links bem como imagens referentes a época do ouro no Brasil, o Barroco Mineiro, o Aleijadinho, etc,. Em seguida voltamos para sala de aula para ilustrarmos o que haviam visto e as discussões do assunto abordado sobre o tema e a construção de texto referente ao assunto indicado onde em um outro momento voltamos ao computador para construirmos um hipertexto.

domingo, 24 de julho de 2011

ATIV. 3.4 - Plano de aula reelaborado e postado no portal do professor - WALKIRIA PIMENTEL

TITULO: Ouro Preto do Oeste – Minha cidade
DURAÇÃO DO PROJETO: 3 dias

OBJETIVO GERAL:
 Conhecer toda a história da cidade em que vive.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade através da sua história;
 Identificar as cidades que anteriormente eram distritos de Ouro Preto do Oeste;
 Evidenciar alguns pontos turísticos;
Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;
 Identificar a evolução da nossa cidade;
 Comparar e identificar o desenvolvimento da cidade de década após década;
 Conhecer as atividades socioeconômicas e culturais da nossa cidade.

JUSTIFICATIVA:
Aproveitando os festejos realizados na semana em que a cidade de Ouro Preto do Oeste completa mais um ano de emancipação se faz oportuno a realização deste projeto, para que os alunos compreendam os motivos que levam a comemoração nesse período, que por sua vez chama muita a atenção de toda a população local.
A fim de proporcionar uma valorização e resgate da história e respeito pela nossa cidade, a função principal é de mostrarmos aos nossos alunos que podemos e devemos amar nosso município, pois é nele que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas das vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida aqui..

ESTRATÉGIAS:
Primeiro momento:
 Fazer uma leitura compartilhada sobre a história da nossa cidade;
 Escrever na lousa as respostas dadas pelos alunos sobre o que mais lhe chamam ou que gostam na nossa cidade.
 Após pedir aos mesmos que produzem um texto utilizando as palavras destacadas na lousa;
 Como tarefa de casa, pedir aos alunos que pesquisem na internet ou em jornais da cidade, alguma reportagem que fale sobre Ouro Preto do Oeste.

Segundo Momento:
 Discutir as manchetes e após montar um mural na sala com essas reportagens.
 Utilizando o data show, apresentar aos alunos toda a criação e história da nossa cidade, comparando e identificando o seu crescimento. Apresentar os pontos turísticos, as atividades socioeconômicas e culturais da cidade.
 Apresentar aos alunos, os sites de noticias que circulam na cidade, as fotos com imagens de Ouro Preto do Oeste na época da colonização.
 Após apresentação e discussão, propor aos alunos (em duplas) que criem uma poesia homenageando Ouro Preto do Oeste pelos 30 anos de emancipação.
 Em seguida pedir que os mesmos façam a leitura das poesias para toda a classe;

Terceiro momento:
 Dividir a classe em grupos de quatro alunos para montarem um mural contando resumidamente a história da nossa cidade e ao mesmo tempo parabenizando-a pelo seu aniversário.
 Expor as atividades dos alunos no pátio da escola para apreciação de todos.

RECURSOS:
Lápis de cor;
Lápis;
Sulfite;
Data show ;
Papel manilha;
Canetão;
Cola;
Tesoura;
Canetinha;
Jornais
Computador;
Data show;
Internet

AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, observando os alunos em todo o processo e desenvolvimento das atividades como: participação, pesquisas, espírito de equipe, trabalhos individuais e em grupo

ATIV. 3.3- (Plano de aula conforme roteiro do Portal do Professor)-WALKIRIA PIMENTEL

TEMA: Ouro Preto do Oeste - Minha Cidade

Componete Curricular: História

Modalidade de Ensino: Fundamental Inicial - 5º ANO

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade através da sua história;

Identificar as cidades que anteriormente eram distritos de Ouro Preto do Oeste;

Evidenciar alguns pontos turísticos;

Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;

Identificar a evolução da nossa cidade;

Comparar e identificar o desenvolvimento da cidade de década após década;

Conhecer as atividades socioeconômicas e culturais da nossa cidade.

Conhecer toda a história da cidade em que vive.

Duração: 3 aulas

Conhecimentos Previos trabalhados pelo professor:

Fazer um levamento sobre quanto tempo os alunos moram na cidade. O que conhecem da mesma,e quais os motivos que levaram os seus pais a virem morar na cidade de Ouro Preto do Oeste.

Estrategias:

Primeiro momento:

Fazer uma leitura compartilhada sobre a história da nossa cidade;

Escrever na lousa as respostas dadas pelos alunos sobre o que mais lhe chamam ou que gostam na nossa cidade.

Após pedir aos mesmos que produzem um texto utilizando as palavras destacadas na lousa;

Como tarefa de casa, pedir aos alunos que pesquisem na internet ou em jornais da cidade, alguma reportagem que fale sobre Ouro Preto do Oeste.

Segundo Momento:

Discutir as manchetes e após montar um mural na sala com essas reportagens.

Utilizando o data show, apresentar aos alunos toda a criação e história da nossa cidade, comparando e identificando o seu crescimento. Apresentar os pontos turísticos, as atividades socioeconômicas e culturais da cidade.

Apresentar aos alunos, os sites de noticias que circulam na cidade, as fotos com imagens de Ouro Preto do Oeste na época da colonização.

Após apresentação e discussão, propor aos alunos (em duplas) que criem uma poesia homenageando Ouro Preto do Oeste pelos 30 anos de emancipação.

Em seguida pedir que os mesmos façam a leitura das poesias para toda a classe;

Terceiro momento:

Dividir a classe em grupos de quatro alunos para montarem um mural contando resumidamente a história da nossa cidade e ao mesmo tempo parabenizando-a pelo seu aniversário.

Expor as atividades dos alunos no pátio da escola para apreciação de todos.

Veja o slide da Cidade de Ouro Preto do Oeste apresentado para a turma:

Recursos:

Lápis de cor; Lápis; Sulfite; Data show ; Papel manilha; Canetão; Cola; Tesoura; Canetinha;

Jornais; Computador; Data show; Internet

http://www.ouropretodooeste.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto_do_Oeste

http://www.arom.org.br/arom/municipio/historia.asp

Avaliação:

A avaliação será continua, observando os alunos em todo o processo e desenvolvimento das atividades como:

participação, pesquisas, espírito de equipe, trabalhos individuais e em grupo e colaboração em todas as atividades propostas.

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.-O HIPERTEXTO - Profª Erlânia Muniz

Atividade 2.8
Ter a oportunidade de lavar os alunos para pesquisarem na internet um personagem da nossa história como o Aleijadinho foi muito gratificante. Nessa pesquisa eles visitaram vários sites que complementaram o seu trabalho e com isso os objetivos foram amplamente alcançados. Os alunos demonstraram muito interesse pelo tema e fazendo questionamentos que puderam ser respondidos nas discussões que ocorreram em sala de aula. Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano do ensino fundamental na disciplina de história. Este grupo de alunos descobriu a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos com a utilização dos recursos tecnológicos, expliquei que ao navegarmos pela internet leríamos todo material disponível através dos links bem como imagens referentes a época do ouro no Brasil, o Barroco Mineiro, o Aleijadinho, etc,. Em seguida voltamos para sala de aula para ilustrarmos o que haviam visto e as discussões do assunto abordado sobre o tema e a construção de texto referente ao assunto indicado onde em um outro momento voltamos ao computador para construirmos um hipertexto.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet - Profª Erlânia Muniz


Atividade 2.6 - Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: O Barroco Mineiro
Público-alvo: 8º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas
Competências desenvolvidas : manuseio do computador, navegação na internet através do hipertexto, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
• Saber sobre a época do ouro no Brasil;
• Conhecer a vida e obra de Antonio Francisco Lisboa ( o Aleijadinho)
• Fazer um levantamento das suas obras
• Refletir sobra a importância das suas obras para o resgate da História do Brasil
• Compreender a necessidade de preservar as suas obras
• Elaborar um texto coletivo;
• Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
• Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre o Aleijadinho e o Barroco Mineiro. Ouvir suas opiniões a respeito do assunto e definir coletivamente sobra a época do ouro no Brasil bem como a riqueza das obras de Aleijadinho. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas idéias.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet. Digitar o texto produzido e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
• Computador
• Datashow
• Internet
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva e a apresentação oral do texto produzido.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ativ. 3.5 - Curriculo e o proceso de integração de tecnologias ao currículo - Walkiria Pimentel

Sabemos que o currículo na escola vai além do espaço de uma sala de aula, além dos conteúdos relacionados para as séries, pois qualquer ambiente pode ser usado para adquirir ou construir conhecimentos. É notório que a educação hoje necessita de reformulação em metodologias, em recursos didáticos, para assim poder acompanhar a evolução tecnológica que toma conta do mundo. Não podemos acreditar que a escola possuindo apenas um laboratório de informática que ela está acompanhando tal evolução. Precisa-se de muito mais, pois sem profissionais habilitados e recursos apropriados corre-se o risco de mau uso e sem finalidades objetivas e didáticas. O professor quando propuser uma atividade com o uso de computadores na sua pratica pedagógica, deve ser utilizada para estimular o conhecimento do aluno, a capacidade de pensar e criar, e se a escola fechar para essas mudanças, que são urgentes, ela não estará preparando o aluno para o mundo fora dela. Nesse âmbito, a mudança, adequação e renovação do currículo escolar se faz necessário para que a escola acompanhe tais necessidades tecnológicas.                                                          

 Então podemos concluir que a soma entre currículo e tecnologias nascem grandes oportunidades de ensino e aprendizagens


Currículo e o processo de intergração de tecnologias ao currículo - Profª Erlânia


Ativ. 3.5 - O computador e a internet amplificam as habilidades humanas e ajuda os professores a obterem os melhores resultados porque mostram um caminho para fortalecer um novo processo de aprendizagem dentro da escola no qual buscar, processar e compartilhar informações para construir conhecimentos, requer uma visão mais crítica dessas informações neste ambiente digital de aprendizagem. As mudanças para um sistema mais atrativo dentro da escola devem acontecer em função das características de um currículo totalmente repensado para contribuir na formação de um novo paradigma em educação fazendo uso das novas tecnologias.

Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo - Profª Fátima Barros


Ativ. 3.5 - Atualmente trabalha-se muito com o currículo vivido, aquele que é baseado no cotidiano, na realidade escolar, sem fugir dos temas propostos obviamente, mas é necessário trabalhar esses temas de forma que o aluno seja atuante no processo, que construa, que descubra novos caminhos. Professor e alunos são parceiros no processo educacional, trabalhando no sentido de construção do currículo visando o conhecimento que será adquirido pelo aluno.
Assim, as tecnologias ajudam a registrar processos e produtos envolvidos em um currículo e explicitam os conhecimentos trabalhados. Tais recursos podem favorecer o aprendizado, a construção dos processos cognitivos, apreensões e percepções do mundo, vindo dessa forma incentivar o ensino e promover a aprendizagem tanto de alunos como de professores.

ATIV. 2.5 - Portifólio em Hipertexto - PROF. WALKIRIA PIMENTEL

O Trabalho proposto pelo curso foi executado com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os recursos da webquest facilita muito o nosso trabalho, além de levar o alunado ao interesse pela pesquisa permite o acesso a quantidades inimagináveis de recursos. A Internet traz,na maior parte das vezes, grandes problemas em termos de seleção da informação,independentemente do tipo de utilizadores. Na Escola, para fins educativos, uma das estratégias mais interessantes para ajudar os alunos a
tirarem partido da riqueza de informação disponível são as WebQuests. Muito embora sejam uma proposta de trabalho originalmente pensada para orientar os alunos na pesquisa, são bastantes os desafios que a sua concepção e desenvolvimento coloca também aos professores. Clika e veja uma das atividades aplicadas pela webquest : Extração de Ouro no Brasil atual

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PORTIFÓLIO ELIANY TELES O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.-O HIPERTEXTO

Através anteriomente no plano de aula foram realizadas de 6ª a 9ª ano  realizado no laboratório de informática da escola, os alunos puderam ali adquirie novos conhcecimentos e culturas diferente, ja que estavamos trabalhando com esse tema e principalmente a cultura e danças africanas e indígenas foi uma experiencia hiper, pois os alunos colocaram em prática o conhecimento adquirido  atraves das pesquisas da web e mostramos um grandioso trabalho.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.-O HIPERTEXTO - Profª Fátima Barros

ATIVIDADE 2.8: RELATÓRIO DA AULA : TEMA ÁGUA
A aula foi desenvolvida em uma turma do 4º ano do ensino fundamental, cujo o objetivo central foi: levar os alunos a terem uma aula mais prazerosa e iniciarem contato com aparelhos tecnológicos que ainda não conheciam, o computador e fazer uso da internet
Durante toda a aula pude perceber que trabalhar nessa faixa etária é muito interessante, pela curiosidade das crianças em conhecer e manipular recursos que desconhecem. Este grupo de alunos revelou a possibilidade de adquirirem novos conhecimentos com a utilização desse recurso tecnológico, devido o interesse e questionamentos feitos sobre como usá-lo.
Foi apresentado o laboratório de informática e os computadores, expliquei rapidamente como ele funciona e o que faríamos lá, que seria ler textos e ver imagens referentes a água, mais necessariamente enfocando sobre o desperdício da mesma . Em seguida voltamos para classe para ilustrarmos o que haviam visto e as discussões do assunto abordado sobre o tema “água” e confeccionamos um painel com as imagens encontradas na internet e para cada imagem um pequeno texto produzido e ilustrado pelos alunos.
O envolvimento das crianças e a forma prazerosa como foi desenvolvida a atividade facilitou a aprendizagem e aguçou mais a curiosidade sobre o uso da internet.

Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet - Profª Fátima Barros

Atividade 2.6 - Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Produção textual, criação de hipertexto
Público-alvo: 4º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula
Competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
• Definir Bullying e suas consequências;
• Elaborar um texto coletivo;
• Compreender a necessidade de respeitar as pessoas;
• Pedir ajuda se estiver sofrendo Bullying
• Diferenciar Bullying de brincadeiras
• Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
• Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre Bullying. Ouvir suas opiniões a respeito do assunto e definir coletivamente conceitos sobre Bullying. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas idéias.
Após essa etapa, dividir os alunos em grupos para que pesquisem no dicionário definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.
Digitar o texto produzido e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
• Minidicionário
• Folhas
• Computador
• Datashow
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.

Portifólio em Hipertexto Professora Fátima Barros

Atividade 2.5
Uma das minha experiência em hipertexto foi criar uma Webquest,pois nos dá uma noção de como navegarmos nas páginas da Web.
Clique no link de minha Webquest

terça-feira, 5 de julho de 2011

ATIV. 2.6 (Planej. atividades com hipertexto ou internet) - Professora Walkiria Pimentel

    TEMA: Criando um Hipertexto (trabalho infantil)

    TURMA: 5º Ano do Ensino Fundamental

DURAÇÃO: 2 aulas

Objetivos:
  • Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil.
  • Identificar os motivos que levam à exploração de crianças.
  • Compreender o papel do Estado frente à exploração do trabalho infantil.
  • Pesquisar sobre os direitos da criança e relacionar ao trabalho infantil;
  • Produzir textos coletivamente;
  • Transformar textos em hipertextos.
Estratégias:
  • Para dar início à atividade, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles compreendem por trabalho infantil;
  • Promover um debate permitindo que todos exponham suas idéias.
  • Listar no quadro os motivos que levam à exploração infantil citados pelos alunos, e intervir de forma a acrescentar nesta lista outros motivos não comentados por eles. Na seqüência, esta lista deverá ser registrada no caderno.
  • Complementar a discussão diferenciando para os alunos trabalho infantil de atividade infantil.
  • Na seqüência fazer leitura interpretativa do texto “Crianças de 5 anos trabalham em lavouras no sul do Brasil”, retirado do site http://trabalhoinfantilm.blogspot.com/, analisando a exploração do trabalho infantil ali apresentado e suas conseqüências.
  • No datashow  assistir com os alunos os vídeos:
A infância roubada
Exploração do trabalho infantil UNICEF
  • Num segundo momento solicitar aos alunos que façam um desenho que expresse o que sentem e pensam em relação ao que foi discutido e assistido, utilizando folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache de diversas cores.
  • Ao término dos desenhos, os alunos deverão socializar com toda a turma suas produções e na seqüência organizarão um painel com todos os desenhos com o título: “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”
  • No laboratório de informática os alunos deverão pesquisar o Google web, algumas ações do Estado frente à exploração do trabalho infantil e os seus direitos;
  • Após a realização de pesquisa os alunos farão um breve comentário para seus colegas do que pesquisaram e o que mais lhe chamou a atenção.
  • Após, em grupos de quatro alunos montarem um texto sobre o que aprenderam do “Trabalho Infantil”, e através do datashow e da internet, o professor explicará para a turma sobre o que é hipertexto e utilizando os textos produzidos pelos alunos o professor fará um sorteio para a escolha de um texto, transformando-o num hipertexto.
Avaliação:
O trabalho será continuo observando o trabalho individual e coletivo, sua participação no grupo e no desenvolvimento de todo o trabalho. Serão avaliados também suas produções e a oratória sobre o que aprendeu no decorrer das atividades.

Portfólio - Professora Eliany Teles

Atividade 2.5
Uma das minha experiência em hipertexto foi criar uma Webquest,pois nos dá uma noção de como navegarmos nas páginas da Web.
clique no link web: webquest